Gerência

Estrutura Funcional da GCF - Portaria 060/2009-GR 

DA GERÊNCIA

 

A Gerência de Contabilidade e Finanças – GCF é um Setor da Administração Geral da Universidade Federal Rural de Pernambuco, diretamente subordinado a Pró-Reitoria de Administração – PROAD.

MISSÃO

A Gerência de Contabilidade e Finanças - GCF tem como missão contribuir para o desenvolvimento institucional promovendo a disseminação de conhecimento de natureza contábil a fim auxiliar os gestores no processo de tomada de decisões e instrumentalizar o controle social.

VISÃO

A Gerência de Contabilidade e Finanças - GCF visa se tornar um sistema de informações gerenciais de referência sob o fundamento da Inteligência dos Negócios (Business Intelligence).

OBJETIVOS

A Gerência de Contabilidade e Finanças tem por objetivo auxiliar o gerenciamento dos recursos de natureza orçamentária, financeira e patrimonial, analisar e consolidar as demonstrações contábeis, apoiar tecnicamente os ordenadores de despesas e responsáveis por bens direitos e obrigações zelando pela aprovação das contas da Reitora pelo TCU; e viabilizar a celebração de convênios na Universidade, disponibilizando as informações, na forma da Lei.

SÍNTESE DAS ATRIBUIÇÕES DA GERÊNCIA

1- Atuar como setorial contábil, definida pelo Decreto 6.976 de 07/10/2009 e Portaria 02, da Secretaria Executiva/Subsecretária de Planejamento e Orçamento do MEC, de 26 de maio de 2010.
2 – Integra o Sistema de Contabilidade Federal, em conformidade com o inciso II do artigo 16 da lei 10.180 de 06/02/2001;
3 - Desenvolver ações para a movimentação, o controle e execução dos recursos financeiros da UFRPE, de modo que a gestão financeira da Instituição ocorra conforme as normas e diretrizes estipuladas, contribuindo, desta maneira, para melhorar o perfil de atuação da UFRPE nesta área;
4 - Zelar pelo controle da documentação que comprove todos os atos de gestão financeira, que crie, modifique ou extinga direito, a fim de observar se os mesmos foram executados dentro da legalidade vigente, para que as contas da Reitora sejam aprovadas pelo TCU, sem nenhuma ressalva. E dessa forma, contribuir, no fechamento anual das contas contábeis e do fechamento dos balanços anuais;
5 - Zelar para que as demonstrações contábeis da UFRPE reflitam adequadamente a realidade financeira, patrimonial e orçamentária da instituição, viabilizando o adequado encerramento do exercício financeiro;
6 - Prestar assessoria à comunidade acadêmica em relação à formalização e tramitação dos ajustes; gerenciar e controlar os ajustes firmados pela UFRPE de forma a assegurar o cumprimento do objeto proposto e a aplicação devida dos recursos alocados em conformidade com a legislação vigente;
7 - Elaborar relatórios gerenciais que subsidiem o processo decisório;
8 - Subsidiar o relatório de gestão, com informações pertinentes a área;
9 - Elaborar relatórios e demonstrativos, pertinentes aos encerramentos dos exercícios e respectivas Notas Explicativas referentes aos Balanços Orçamentário, financeiro, patrimonial e variações.
10 - Elaborar, de acordo com Instruções do TCU - Tribunal de Contas da União e Controladoria Geral da União – CGU da Presidência da Republica, a Prestação de Contas da Reitora da UFRPE;
11 - Registrar a Conformidade Contábil e de Gestão da UFRPE.